Diante da pandemia do Coronavírus, vender pela Internet está se tornando a realidade de cada vez mais empresas.
O atendimento presencial é restrito, e os computadores e dispositivos móveis agora representam uma grande oportunidade, não só para quem trabalha unicamente de forma remota, mas para quem possui um negócio físico, e precisa migrar ou, ao menos, investir nas vendas digitais neste momento.
As compras digitais são um sucesso no Brasil, e agora, elas tendem a aumentar ainda mais. Uma pesquisa apontou que 51,3 milhões de brasileiros fizeram compras online.Sem medo de errar, você pode apostar que quase metade dessas pessoas fez ao menos uma compra virtual no ano de 2013. Em 2012, esse número foi 20% menor.
Pesquisas mais recentes, realizadas em 2017 e 2018, mostraram um crescimento considerável no e-commerce. E, fora os dados, é perceptível o movimento de grandes marcas para se adequarem ao formato digital e oferecerem mais um formato para seus consumidores.
Mas, enquanto comprar pela Internet é fácil e requer apenas alguns cliques, a transição do negócio para vender online é bem mais complicada, mas não precisa ser!
Vender pela Internet requer muito planejamento
Você precisa conhecer seu produto muito bem, o público-alvo dele e adequar as estratégias de vendas que já possui para o ambiente digital.
Vender pela Internet oferece um oceano de possibilidades, permite que você faça publicidade online, crie anúncios, trabalhe o blog da empresa e utilize redes sociais e e-mail para construir e desenvolver o relacionamento com os clientes antes, durante e após a venda.
Conhecer o produto é a primeira etapa, portanto descreva-o em detalhes. Foque no benefício que ele traz, na diferença que ele fará na vida de quem o comprar, mesmo que seja algo bastante simples ou de uso recorrente.
Isso ajudará na hora de promovê-lo, pois você terá uma base bem sólida do que escrever e divulgar para seus clientes e potenciais clientes, seja através de anúncios, redes sociais, blog ou e-mail.
Um exemplo:
Nosso trabalho é ajudar empresários como você, que precisa estar em dia com suas obrigações, mas não tem tempo para cuidar delas.
Pontualidade e assertividade fazem parte do nosso DNA. Somos especialistas em resolver problemas e gerar previsibilidade para suas finanças.
A Contabilidade da Confirma confere assertividade e conformidade para nossos clientes, garantindo o cumprimento das obrigações e suporte total no espectro contábil, fiscal e tributário.
Viu, só? É algo bem simples, mas que cumpre o propósito de informar o que fazemos. Claro, para nossos clientes, essa visão é mais clara. Se você quer conquistar pessoas que não conhecem sua marca, precisa ser ainda mais convincente, mostrar exemplos, amparar suas ideias com vídeos, depoimentos e imagens.
Escolha a melhor plataforma para e-commerce
Existem várias plataformas para vender pela internet. Desde apps e softwares que te ajudam a construir sua loja, a aplicações e marketplaces, onde você pode hospedar seus produtos e vender diretamente, pagando uma pequena taxa.
Hoje, até redes sociais como Instagram e Facebook permitem vender.
O ideal é encontrar aquilo que mais se adequa ao tipo de produto que você deseja comercializar, respeitando as regras de publicidade que lhe são impostas, caso sua atividade seja regulamentada por algo do tipo.
Além de escolher a plataforma, é preciso configurar o meio de pagamento, que é determinante para que o usuário compre com segurança. O mais seguro é buscar soluções prontas, como o PagSeguro, PayPal e similares.
Essas marcas oferecem todo o suporte em relação ao checkout e pagamento das compras pela web, fornecendo a segurança necessária para que suas vendas online ocorram com muita segurança e tranquilidade.
Quem trabalha com lanches e comida em geral, pode optar pelos apps de entrega, como iFood, Uber Eats, Rappi e similares.
Converse com colegas empreendedores, participe de comunidades online sobre e-commerce e pesquise bastante sobre o assunto. Busque apoio de fontes confiáveis e entenda sobre as plataformas mais populares.
Normalmente, as próprias empresas oferecem dicas em seus blogs e formas de contato exclusivas para tirar dúvidas.
Faça testes, comece com poucos produtos e vá expandindo aos poucos. Vender online requer um cuidado ainda maior com o estoque da sua loja e atualização constante do catálogo na internet, caso contrário, você perderá vendas e terá sua reputação impactada para sempre.
Vender online é complicado, mas não precisa ser uma tarefa impossível. É importante lembrar que a contabilidade deve ser adaptada também. O planejamento financeiro precisa incluir as atividades online e garantir que todas as obrigações sejam cumpridas. Portanto, converse com seu contador e saiba o que é preciso fazer.