O Lockdown é a medida definitiva para conter o avanço do coronavírus. Não cabe a nós entrar no mérito e dizer se é o correto a se fazer ou não, mas está entre as ações mais radicais possíveis, e sua possibilidade assusta empresários, trabalhadores e cidadãos em geral.
Não é à toa. Durante um lockdown, apenas negócios considerados essenciais podem se manter funcionando, e ainda há regras para esse funcionamento, que variam de país para país.
Como funciona o Lockdown?
Não existe uma legislação que regulamenta o que pode acontecer ou não durante o lockdown, e apesar de cada país conduzir esse processo de uma forma, há sempre um padrão.
Pessoas não podem circular nas ruas sem uma permissão específica, um documento, ou uma justificativa válida, como comprar alimentos, remédios, exercer função essencial ou ir ao hospital. O tráfego de veículos também é controlado.
No caso de funções essenciais, a empresa deve emitir uma declaração oficial, atestando que o funcionário desempenha tal função e precisa siar de casa. Sem esse documento, o trabalhador fica sujeito a ser multado, obrigado a voltar para casa. É uma medida extrema, mas bastante eficaz para frear o contágio descontrolado de uma doença, seja ela qual for.
Quem pode ficar em casa, fica. Quem não pode, está sujeito aos riscos da doença todos os dias. Infelizmente, nossa realidade não permite que todos os trabalhadores cessem suas atividades ou trabalhem de casa. Isso faz com que o distanciamento social funcione de forma parcial, e será absolutamente impossível proteger a todos.
Novamente, não cabe a nós dizer o que é certo e errado. É papel do Governo Federal, Estadual e da gestão municipal intervir e fornecer apoio para todos, tanto os que estão em casa, quanto aqueles que saem para trabalhar todos os dias.
Como proteger sua empresa
Não é possível dizer que sua empresa não sofrerá impactos financeiros diante dessa crise que vivemos hoje. Mas, existem maneiras de proteger o seu negócio e se preparar para um eventual lockdown. E quanto antes você tiver essa possibilidade em mente, menor será o choque quando (e se) essas mudanças forem necessárias.
- O trabalho remoto deve ser considerado como um plano de contingência a partir de agora. Invista o possível no home office dos seus colaboradores. Crie um plano de continuidade de negócios e garanta que todos saibam executar suas funções com maestria, sem a necessidade de intervenção de lideranças ou colaboradores-chave. Na ausência dessas pessoas por quaisquer motivos, o trabalho precisa continuar.
- Relacionamento é a chave para manter os negócios ativos. Aproxime-se ainda mais dos seus clientes e ofereça o que pode para ajudá-los. Se possível, flexibilize preços e condições de pagamento, de forma a garantir a manutenção do trabalho a médio e longo prazo.
- Reveja seu planejamento financeiro com seu contador de confiança. É hora de se preparar para o pior, esperando pelo melhor. Conheça suas alternativas e tracem, juntos, um caminho para cortar gastos não essenciais e manter o quadro de funcionários relativamente intacto.
- Busque saber o que o governo tem preparado para ajudar a sua empresa. Sua contabilidade será de grande valia e te ajudará a ficar por dentro de tudo isso, além de obter os benefícios emergenciais que o governo poderá disponibilizar.
Por mim, mantenha-se atualizado junto de seu contador. Trabalhar em conjunto com sua contabilidade é o caminho para manter sua empresa segura e garantir a sobrevivência do negócio sem maiores impactos financeiros.