Será que vale a pena usar o iFood para lanchonete? Esse é um sistema de entregas muito popular e que facilita a vida do consumidor. Mas e para o empresário? Será que funciona?
O artigo da semana vem com o objetivo de esclarecer suas dúvidas sobre o aplicativo e te ajudar a entender se vale ou não a pena usar o iFood como um sistema de entrega para o seu negócio.
iFood para lanchonete? O que é isso?
O iFood foi uma verdadeira revolução no mundo do delivery e do fast food. Poder pedir comida a qualquer hora, em qualquer lugar, e sem precisar ter contato com um atendente pelo telefone é algo que facilita bastante a vida dos consumidores, que não precisam parar o trabalho ou mesmo estar em casa para pedir comida.
Para os restaurantes não foi tão diferente. As marcas tendem a se tornar mais populares e a receberem mais pedidos por estarem inclusas na plataforma. Mesmo que um cliente específico não conheça o seu negócio, ele pode ser atraído pelos pratos oferecidos e preços praticados.
A participação de promoções no iFood também é algo bem bacana para o empresário. O cliente recebe um cupom de desconto para utilizar em restaurantes selecionados, e se o seu negócio for um deles, aumentam as chances de receber um pedido.
O restaurante também não precisa contar com um entregador fixo. Ao se cadastrar no app, ele pode contar com uma rede de entregadores que podem levar os pedidos diretamente à casa do consumidor.
Como cadastrar seu negócio no iFood?
Para o empresário, funciona da seguinte forma:
- Entre em contato com o iFood realizando a afiliação;
- Cadastre o cardápio que estará disponível para pedidos;
- Receba o pedido através do sistema iFood ou de seu próprio sistema integrado;
- Realize a produção do pedido;
- Disponibilize o pedido ao entregador, que o levará até o local de entrega.
Vantagens em usar o iFood para sua lanchonete ou restaurante
O iFood é um aplicativo que permite receber e gerenciar os pedidos com facilidade. Dentro do app você pode conferir exatamente o que foi pedido e por quem, qual o endereço de entrega, telefone para contato e outras informações.
Além disso, o app conta com uma base de usuários diversos. É quase impossível encontrar dificuldades para ter clientes que usam o aplicativo, mesmo que o seu negócio seja voltado para um nicho bem específico, como comida indiana, mexicana, peruana etc.
Desvantagens do iFood para lanchonete
O principal fator desmotivacional está na comissão do iFood, que pode chegar a até 15% do valor do pedido. Isso significa que o dono do negócio precisará manter um valor relativamente alto para seus produtos, trabalhar com um cardápio diferenciado ou então contar com a sorte de receber um número de pedidos diários que compense o valor que é repassado ao aplicativo.
Além disso, é preciso ter um nome forte. O principal fator de diferenciação, no primeiro momento, é uma marca com um nome e logo atraentes. O nome precisa comunicar a especialidade do negócio.
Se você está disposto a lidar com esses pontos negativos e deseja aproveitar as possibilidades incríveis apresentadas pelo iFood para lanchonetes, então, use o app sem medo!
Conte com a Confirma Contábil para alcançar seus objetivos. Te ajudaremos a garantir total estabilidade financeira para sua empresa, com todas suas obrigações em dia, como controle de fluxo de caixa, controle de estoque, conciliação de pagamentos e gestão do departamento pessoal do seu negócio.
Somos uma Contabilidade no Centro de São Paulo. Visite nossa sede na Aclimação e obtenha todo o apoio necessário para sua empresa funcionar sem problemas com a legislação e com todos os direitos que você. como empresário, possui.