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Administração Financeira – 3 dicas para não ter problemas

A administração financeira de uma empresa não é tarefa fácil. Pudera, são diversas operações e estratégias sobre as quais a liderança precisa ter controle.

Como você está cuidando da sua administração financeira? Está abraçando tudo para si ou delegando tarefas de maneira estratégica?

Não se preocupe, separamos 3 dicas valiosas, que farão toda a diferença na forma como você gerencia sua empresa e em como isso reflete nos seus resultados.

Lembre-se: cuidados financeiros nunca são excessivos demais, porém, é preciso conduzi-los da maneira correta. Caso contrário, você terá problemas sérios na sua produtividade, irá adquirir processos extremamente burocráticos e correrá o risco de perder prazos importantes.

Nenhuma dica é óbvia demais. Tenha a certeza de que suas finanças não estão em risco por conta de qualquer uma das práticas citadas abaixo!

Como cuidar da administração financeira com 3 dicas infalíveis

Quando se trata da administração financeira, é preciso ter muita atenção aos hábitos corriqueiros, aqueles que parecem inofensivos, pequenos e que pensamos que nunca vão se repetir. Eles são os mais perigosos, e os que normalmente mais se repetem.

A primeira dica vai totalmente de encontro com isso!

1 – Separe as contas da empresa das despesas pessoais

Pagar um almoço aqui, uma sobremesa ali, sempre com o dinheiro da empresa pode parecer algo inofensivo, mas que pode trazer graves consequências à sua administração financeira. Isso acontece porque as movimentações devem ser friamente analisadas, a fim de compreender para onde vai o seu dinheiro e de onde ele vem. Movimentações atípicas, mesmo que pequenas, prejudicam a previsibilidade do seu caixa a longo prazo.

É muito comum que pequenas despesas se tornem uma avalanche sem que o empresário perceba. Elas vão se repetindo e acumulando, até formarem um gasto que faz você pensar “não é possível que eu tenha gasto tudo isso!”. Por isso, finanças pessoais sempre devem ficar longe das empresariais!

2 – Saiba quando é a hora de parar

Ser um empresário significa fazer de tudo. A liderança de uma empresa acaba cuidando de um pouquinho de cada setor, orientando aqui, agindo ali e fazendo bem mais do que deveria.

Esse excesso de tarefas operacionais prejudica sua capacidade de lidar com aspectos estratégicos e vitais para o desenvolvimento do negócio. Por isso, é preciso saber delegar tarefas e se concentrar naquilo que somente você, como dono do negócio, pode realizar. Tome decisões importantes, tenha sempre o controle sobre sua empresa, mas dê algum nível de autonomia para seus subordinados, deixe que conduzam estratégias e ações para otimizar os resultados da sua empresa também. Seu corpo, seu bem-estar e os números da empresa agradecem.

3 – Controle Financeiro Interno nem sempre é sinal de boa administração financeira!

Administração Financeira não depende de um controle interno. O departamento financeiro da sua empresa pode trazer mais custos do que você imagina!

São inúmeros pagamentos a realizar, prazos a cumprir e tarefas repetitivas para operacionalizar. Por isso, é importante saber quando é hora de terceirizar!

A Terceirização Financeira cai como uma luva em processos burocráticos demais. Ela simplifica as tarefas do departamento financeiro e pode até mesmo eliminar a necessidade de manter um controle interno disso. E ao contrário do que você pode imaginar, o controle continua sendo todo seu.

O empresário pode acompanhar tudo que está acontecendo com a empresa em tempo real, sem se preocupar com salários, benefícios e encargos relacionados ao pessoal que teria que contratar para manter um controle 100% interno.

Confira mitos e verdades sobre a terceirização financeira.

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