Será que montar uma editora é um bom negócio? Muitos empreendedores desejam investir em um novo negócio mas não sabem quais setores são mais promissores para obter bons resultados. Com tantas opções – incluindo comércios, indústrias, saúde, alimentação e prestação de serviços – é muito difícil chegar a uma boa conclusão.
Em uma análise envolvendo diversos segmentos, podemos afirmar que montar uma editora é um bom negócio. Trata-se de um setor que apresenta uma demanda sólida e constante, mesmo com a popularização dos meios digitais, que afetam a procura pela leitura.
Neste artigo veremos por que motivos montar uma editora é um bom negócio. Confira!
Dados do mercado
Os dados do mercado podem não parecer muito otimistas em uma primeira análise, mas é possível enxergar muitas oportunidades no segmento das editoras de livros. Em 2016 o mercado editorial brasileiro apresentou uma queda de 5,2% com relação ao ano anterior, somando 17% de perda nos dois últimos anos.
Mesmo assim, o faturamento obtido pelo segmento apresentou uma pequena variação positiva: um aumento de R$ 5,23 bilhões em 2015 para R$ 5,26 bilhões em 2016.
Os grandes responsáveis por esses dados negativos são os livros técnicos, científicos e profissionais, que estão sendo menos procurados pelo público. Por outro lado, a edição de livros didáticos e religiosos continua sendo uma atividade promissora.
Superação no mundo digital
Uma grande insegurança que afetou os empreendedores do mercado editorial foi a popularização dos meios digitais. Em vez de comprar um livro físico, o consumidor pode comprar a mídia digital e ler esse mesmo livro em seu kindle, por exemplo. Essas mudanças nos hábitos do leitor poderiam significar uma ameaça na demanda das editoras.
Porém, esses medos já podem ser considerados superados. Apesar da pequena baixa nos resultados dos últimos anos, o setor ainda movimenta mais de R$5 bilhões por ano e muitos consumidores não abrem mão de ter uma boa leitura em material físico, que pode ser tocado, que produz um aroma único do papel e que dá gosto de carregar para todos os cantos.
Além disso, o mundo digital também oferece algumas oportunidades. Você pode utilizar os meios digitais para divulgar os seus serviços ou começar a trabalhar com e-books – que são cada vez mais populares entre o público.
Livros didáticos e religiosos: a sua mina de ouro
Entre os consumidores que não abrem mão dos livros impressos estão aqueles que compram livros didáticos e religiosos. Essas são publicações que dificilmente migrarão definitivamente para o formato digital e que possuem uma demanda constante.
Todos os anos é preciso renovar os materiais didáticos das instituições de ensino, que são grandes clientes das editoras. Além disso, os livros religiosos são muito procurados pelas igrejas, órgãos públicos e diretamente pelo consumidor final.
Montar uma editora é um bom negócio, principalmente para os empreendedores, que encontram esses clientes e dependem menos de demandas pontuais.
Baixos custos
Uma editora não requer uma grande estrutura para desenvolver as suas atividades. Ou seja, os custos iniciais são muito baixos e possibilitam que o empreendedor consiga alcançar bons resultados financeiros logo nos primeiros meses de atividade.
Além disso, os custos para a manutenção das atividades também são muito baixos, transformando grande parte do faturamento obtido em lucro líquido – o que reafirma que montar uma editora é um bom negócio para quem pensa em empreender.
Você acha que montar uma editora é um bom negócio? O que você achou do conteúdo deste artigo? Entre em contato com a Confirma! Será um prazer falar com você.
Até breve!