Contabilidade na Zona Oeste de SP | Confirma Contábil
Contabilidade na Zona Oeste de SP | Confirma Contábil

Por que seu negócio precisa contratar assessoria contábil?

É comum os donos de pequenas empresas cuidarem de toda a gestão e operação sozinhos. E nesse acúmulo de funções, a parte de contabilidade também costuma entrar no meio. Alguns acreditam que não vale a pena contratar assessoria contábil, principalmente porque já cuidam da parte fiscal, ou simplesmente fazem o imposto de renda.

Entretanto, não percebem que cometem alguns erros de contabilidade e que poderiam se beneficiar muito mais ao contratar assessoria contábil. Por isso, listamos abaixo alguns motivos para você considerar a ideia.

Por que contratar assessoria contábil?

Ao abrir uma empresa

Quem está no processo de abertura de uma empresa pode se beneficiar muito de uma assessoria contábil. São diversos trâmites burocráticos envolvidos, e um profissional qualificado garante que tudo seja feito corretamente.

Esse profissional saberá indicar a categoria de sua empresa para que você pague os tributos corretos. Assim, você não paga nada a mais e não esquece nenhuma obrigação. Consequentemente, sua empresa terá um início muito mais estável e seguro.

Mas a assessoria contábil não entra só no processo de abertura de uma empresa. É sempre bom contratar um profissional quando você estiver em dúvida. Por exemplo, como saber a hora de migrar de MEI para microempresa?

Evitar pendências, multas e ações trabalhistas

Manter-se em dia com as obrigações legais é trabalhoso. Portanto, as chances de alguém que não é da área cometer algum erro são grandes. Isso pode acarretar em pendências com a Receita Federal e outros órgãos.

A empresa também pode ser autuada e ter eventuais problemas com o fisco, gerando mais dívidas. Consequentemente, você terá que pagar multas e pode ficar impossibilitado de emitir certidões para fornecedores e bancos. Emitir notas fiscais com irregularidades também acarreta perda de vendas e riscos fiscais.

Em último caso, a empresa pode ficar em situação irregular e até mesmo ser suspensa. Contratar uma assessoria contábil também evita ações trabalhistas, já que todos os vencimentos serão lançados da maneira correta.

Melhora o planejamento e gestão da empresa

A falta de contratar uma assessoria contábil afeta também o futuro da empresa. Por exemplo, pode ocorrer a ausência de planejamento tributário. Como resultado, a empresa acaba pagando tributos de maneira indevida, e até mesmo mais do que deveria.

Além disso, cálculos errados também prejudicam a gestão. Um exemplo é o não auferimento de lucros ou até prejuízos. Não mensurar e valorizar o estoque e os custos de forma adequada também tem consequências negativas.

Tudo isso, se feito de maneira correta, garante mais tranquilidade nas finanças da empresa. Com os números em dia, atualizados e organizados, você pode reduzir custos e realizar planejamentos mais precisos e que façam seu negócio crescer.

Tranquilidade e menos trabalho

Ter alguém para cuidar desta tarefa te libera para cuidar de outros problemas da empresa. Consequentemente, contratar uma assessoria contábil gera tranquilidade para quem é dono de um pequeno negócio.

Como falamos, um cálculo, documento ou prestação de contas feito de maneira errada pode causar prejuízos financeiros para a empresa, e tudo isso afeta o planejamento e a gestão financeira.

Por isso, ao contratar assessoria contábil, você sabe que a saúde financeira de sua empresa estará nas mãos de profissionais qualificados.

Ficou interessado? Então nos envie um e-mail, converse com a gente e tire todas as suas dúvidas! A Confirma Contábil possui a experiência e certificações ideais para ajudar sua empresa.

Add a Comment

Your email address will not be published.